Rosangela_Aliberti

"Se a Arte tocar em algum ponto do homem é sinal que alcançou seu objetivo" (r_a)

Textos


A ROSA DE JERICÓ

(...) mas não se esqueçam... da rosa, da rosa...
a anti-rosa atômica... sem cor sem perfume...
sem rosa sem nada (...) 

Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes


Há certos períodos da vida que não sabemos de onde retirar forças, para prosseguir em pé com o que nos é oferecido... alguns dizem que determinados símbolos que proporcionam uma espécie de ponte, provocando: R e n a s c i m e n t o s.

Muitas pessoas não admiram Santos de barro (nem de outra espécie), no entanto dependendo como são utilizados podem se tornar condutores de fanatismo ou de boas energias, como a palavra Fé nos faz relembrar que a esperança tem que caminhar no interior de nossos corações.

Ainda me recordo a primeira vez que me ofereceram uma Rosa de Jericó... o leitor poderá saber que esta têm a forma de um botão que bem caberia nas palmas das mãos, semelhante a folhagem da tuia ressequida (popularmente árvore da vida) que ao abrir aparenta um nenúfar; os ramos recebem a tonalidade verde viçosa quando entram em contato com a água. Dizem que é útil na absorção de energias negativas, atrai prosperidade... geralmente ofertada na época do Natal.

Enfim, o que atrai energias positivas não seria a força que empenhamos com os nossos pensamentos?

Deixando um pouco a rosa concreta, esotérica de lado; penso na Lenda da rosa de Jericó, (se realmente existiu? não sei...) todavia não nego que há certas simbologias que nos facilitam organizar os pensamentos:

Maria e José estavam seguindo a Estrela de Belém, na época do nascimento do Menino Jesus, entraram em contato com a roseira (de Jericó) que se pôs a florescer; dizem que floriu por todo tempo que Jesus esteve vivo, e na época da crucificação as rosas murcharam... quando Jesus ressurgiu, as flores novamente vingaram. Que nome é este cuja História sempre nos traz lições de RENOVAÇÃO em dezembro a.C de dois mil e...?

Que flores são estas...?
(botões de rosas... botões de Pinheiro)
Nascer... propostas de florescer...
Estar vivo...! pleno florescimento...!
Confrontos com a morte... murchar (???)
(Re)transformação:
Voltar a crescer, com maior Força.

Muitas pessoas não admiram santos de barro (ou de outra espécie), porém o mínimo que poderíamos fazer não seria procurar ter respeito pelas respostas buscas e convicções de outras pessoas? Como diria Carlos Drummond de Andrade "a bomba fede... a bomba está abusando da glória de ser bomba".

Se existem pessoas que não precisam de nenhum símbolo santo ...há quem precise de todos. 

Não sei até quando as pessoas não se encontraram saturadas ao se verem mergulhadas em noticiários cor de sangue a torto e a direito (apenas para entrar em contato com as guerras interiores e externas?) não sei por que a mídia ressalta a solidariedade como se fosse uam "ameaça"...só sei que pensamentos sequestradores... andam em cadeia acredito que hajam pessoas: Grandes pessoas procuram por assuntos
e exemplos "simples" para ser herói não é necessário fazer grandes feitos desde que sejam realizados com o coração serão passados de boca em boca... como quem cultiva uma flor ...por que uma simples rosa é a rainha das flores? Pois nos fornece o aprendizado de aceitar seus espinhos e admirar seu perfume.

Cabelos e flores se podam na lua minguante, sabiam? Não, na lua crescente como muitos ainda não pensam... existem por aí formigas cortadeiras que fazem estragos nas folhas e brotos, porém há joaninhas que são excelentes predadoras dos pulgões... a Natureza em uma só roseira traz excelentes exemplos.

Falam muito por aí em construir pontes e jardins, detonando as fundações adjacentes: "Teu vizinho é aquele que mora perto de teu coração." (Mikhail Naimy) , portanto todos nós somos pontes.

O objetivo "deste jardim" é sensibilizar quem passa por ele com a beleza da natureza, e a natureza não tem somente "coisas belas" mas pode despertar o que há de melhor em cada um...

Tudo de certa forma é tão "suave" afinal as rosas têm seus espinhos... para que (?) utopia? Imaginário... pode ser contudo: só existe uma linguagem que nos livra de todos os guetos é aprender a falar a língua de todos os guetos. "O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo." (Gandhi)

Não sou judia mas em breve saudarei mais um ano
Shalom!!! Rag Sameach no final de abril... Boas Festas em dezembro... e assim por diante... se quiserem comemorar o dia de Nossa Senhora Aparecida em outubro ou novembro ela reaparecerá dentro de cada coração de quem quiser (re)enxergá-la!

Pessoas ou mitos partem contudo as Ideologias prosseguem...

Cada qual procura recuperar as energias de sua forma para manter a Esperança plasmando dias melhores, dias melhores virão: mesmo em um muito chuvoso como este... prefiro fechar o dia com a visão da atitude de Solidariedade de um desconhecido disposto a auxiliar a saída de um automóvel "afogado" numa das ruas alagadas desta cidade grande, (nas mãos do destino, há anjos no asfalto).


Rosangela_Aliberti
São Paulo, 06.04.04
 
*

(HALLELUJAH, O MESSIAS)
do compositor alemão Haendel
http://www.youtube.com/watch?v=KJHqriXhK7Y

Rosangela Aliberti
Enviado por Rosangela Aliberti em 12/12/2004
Alterado em 24/12/2008
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras